top of page

PSICOLOGIA CLÍNICA

​

A Psicoterapia é um tipo de terapia de tratamento para diferentes

dificuldades afetivo-emocionais, comportamentais,

existenciais, sociais e cognitivas.

PSICOTERAPIA

 

O que é Psicoterapia e qual a sua importância?

​

A Psicoterapia é um método terapêutico realizado por um psicólogo com a finalidade de tratar questões individuais, tais como dificuldades emocionais, existenciais, comportamentais e cognitivas, além de também propor o desenvolvimento pessoal ou para tratar diferentes psicopatologias, prezando saúde mental e bem-estar.

Por meio do atendimento clínico psicoterápico, espera-se que o indivíduo possa desenvolver consciência das variáveis que regem seus comportamentos, aprenda a lidar e se adaptar em diferentes contextos, tenha recursos psiquicos mais saudáveis, desenvolva competências e habilidades necessárias para enfrentamento de suas angustias, medos e dificuldades, superando-os, alcançando, assim maior desenvolvimento como um todo.

Âncora 1

MODALIDADES DE ATENDIMENTO

​

Psicoterapia Individual

Orientação de Pais

Avaliação Psicológica

O processo de Orientação de Pais ou Parental trata-se de um procedimento de Orientação psicológica e educacional mediada por um profissional, objetivando auxiliar os pais (ou cuidadores) no relacionamento com seus filhos, abordando temas como: dificuldades nas relações, indisciplina e resistência à regras, birras e comportamento desafiador, oscilações no humor ligadas a agressividade, ansiedade ou baixa autoestima, falta de hábitos ou rotinas adequadas, distanciamento afetivo, dificuldade para estimular/interagir, dificuldades de manejo em situações escolares, esclarecimento de dúvidas sobre o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos filhos.

 

No processo de Orientação serão refletidos os conhecimento sobre as bases essenciais de estruturação e constituição do psiquismo, assim como serão abordados elementos do desenvolvimento biopsicossocial da criança ou adolescente e como estão relacionados em seus comportamentos.

A Avaliação Psicológica é um procedimento que envolve um conjunto de atividades que visam a investigação de indicadores que compreendam os comportamentos da criança, adolescente, adulto ou idoso. A investigação pode envolver testes, observação clínica e interação comportamental, normalmente estas etapas objetivam compreensão de informações ligadas à queixa, mas pode adquirir um aspecto mais global e aprofundado sobre o desenvolvimento, evidenciando sinais de déficits ou até mesmo potencialidades que poderão ser mais bem trabalhadas. Um dos intuitos é trazer o esclarecimento para o paciente e seus familiares sobre as condições históricas e atuais relacionadas a queixa ou dificuldades.

​

Com a avaliação é possível compreender possíveis dificuldades, habilidades e indicadores às hipóteses diagnósticas de forma fundamentada e mais bem aprofundada. Busca-se analisar o paciente em perspectiva sistêmica e integrada, entendendo como interage e se adapta em diferentes meios como o núcleo familiar, escolar ou profissional No processo avaliativo o paciente é compreendido como um todo, em seus múltiplos aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

​

A Avaliação Psicológica fundamentará o processo de intervenção psicológica posteriormente, fornecendo informações para criação de planos de tratamentos individualizados e mais eficázes.

Psicoterapia Individual é o principal formato de intervenção em Psicologia. Trata-se de atendimentos individuais exercidos por um profissional especializado.

Realizamos o processo psicoterápico referenciado pela TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), a qual vem sendo descrita pela comunidade científica como uma das principais e mais eficazes terapias em saúde mental, com diferencial de ter ações efetivas em tempo curto e limitado. Há eficácia comprovada através de estudos científicos em diferentes áreas como os transtornos do humor, ansiedade, pânico, Toc, depressão, Transtornos de personalidade, entre outros. A TCC é aplicada em quaisquer idades - crianças, adolescentes, adultos ou idosos, qualquer individuo que objetiva cuidar de suas dificuldades psicológicas.

​

A abordagem enfatiza o papel das cognições sobre as emoções e comportamentos, objetivando a reestruturação cognitiva, a partir de uma conceituação cognitiva do paciente e de seus problemas. O foco inicial será devolver junto ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham. Durante o processo psicoterápico, atuará diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação para a melhor adaptação e resolução de problemas.

Agende sua

primeira Entrevista

Gratuita!

Nosso atendimento Multidisciplinar está aguardando por você.

Agende já sua consulta.

​

​

​

​

​

​

Para maiores informações em como 

agendar a sua entrevista inicial,

CLIQUE AQUI. 

bottom of page